Posted by : Unknown
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Olá, alunos ! Aqui estão as Primeiras CINCO questões de Sociologia. Bons estudos !
Questões de Sociologia
1-
Leia
atentamente o texto abaixo:
A sociedade, a
educação e os indivíduos
[...] cada sociedade, considerada num momento determinado do
seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos
como uma força geralmente irresistível. É inútil pensarmos que podemos criar os
nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais temos que nos conformar;
se os infringimos, eles vingam-se em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não
se encontrarão em condições de viver no meio dos seus contemporâneos, com os
quais não estão em harmonia. Quer tenham sido criados com idéias muito arcaicas
ou muito prematuras, não importa; tanto num caso como noutro, não são do seu
tipo regulador de educação de que não podemos desligar sem chocar com as vivas
resistências que reprimem as veleidades das dissidências.
DURKHEIM, Émile. Educação
e sociologia. Lisboa. Edições 70, 2001. p 47
Considere as
sentenças abaixo:
I – Para Durkheim a educação é um fato social, pois
apresenta generalização, exterioridade aos indivíduos e coerção.
II – Podemos criar nossos filhos como queremos, uma vez que
a sociedade, seus costumes e práticas não irão influencia-los
III – Infrigir os costumes da sociedade tornará nossos
filhos quando adultos, aptos a viver entre os seus contemporâneos.
IV – A força da sociedade está na herança passada por
intermédio da educação às gerações futuras.
Estão corretas:
( A ) Somente a sentença III
( B ) As sentenças II e III
( C ) Somente a sentença I
( D ) As sentenças I e II
( E ) As sentenças I e IV
2 – Leia atentamente
os textos abaixo:
TEXTO 1
As castas no Japão
A desigualdade com base nas castas não é uma coisa do
passado no Japão, apesar de toda modernização e da presença de alta tecnologia.
Oficializada durante o período Edo (1600-1868), as castas foram abolidas em 1871. A casta de maior
importância era a dos samurais, seguida, em ordem decrescente, pela dos
agricultores, pela dos artesãos e pela dos comerciantes. Havia ainda os párias
( os desclassificados) – entre eles, os
hinins, aqueles que eram considerados “não gente”, como mendigos, coveiros,
mulheres adúlteras e suicidas fracassados, e os burakumins, pessoas encarregadas de matar, limpar e preparar os
animais para o consumo.
TEXTO 2
Restamentalização da
sociedade?
Uma indicação de consciência estamental a que me refiro está
nos crimes de adolescentes. [...] A gangue de adolescentes que numa madrugada
de abril de 1997 queimou vivo um índio pataxó hã-hã-hãe que dormia num banco de
ponto de ônibus, em Brasília, agiu orientada por motivações estamentais. Isso
ficou claro quando alegaram ter cometido o crime (bestial, aliás) porque
pensaram que se tratava de um mendigo. Isto é, para eles há duas humanidades
qualitivamente distintas, uma mais humana ( a deles) e outra menos humana ( a
do mendigo)
Eles invocaram, portanto, distinções baseadas na idéia de
que as diferenças sócias não são apenas diferenças de riqueza, mas diferenças
de qualidade social das pessoas, como era próprio da sociedade estamental.
Fonte dos textos 1 e 2 : MARTINS, José de Souza. A sociedade
vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais.
Petrópolis: Vozes, 2002. In: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para ensino
médio. 1ª Ed. São Paulo: Atual, 2007. p . 72-73.
Sobre as desigualdades é correto afirmar:
( A ) A desigualdade no Brasil também se baseia no sistema
de castas.
( B ) O texto 1 trata do fim das castas no Japão e o texto 2
sobre as castas dos índios no Brasil.
( C ) o preconceito frequentemente leva à discriminação, mas
as duas coisas não são idênticas, cada uma delas pode estar presente sem a
outra.
( D ) Ambos os textos concordam que a diferença entre as
pessoas devem ser mantidas, pelo fato de as pessoas com um menor status social serem inferiores.
( E ) No Japão, os Barakumins tem um conceito elevado diante
dos outros segmentos sociais.
3 – Leia atentamente
o texto a seguir:
O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não
fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo da
vida, o preço do feijão, da farinha, da carne, do aluguel, do sapato, do remédio,
depende de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o
peito dizendo que odeia política. Não sabe ele que, da sua ignorância política,
nasce a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos,
o político vigarista, corrupto e explorador.
Texto atribuído a Bertold Brecht. In: TOMAZI, Nelson Dacio.
Sociologia para o ensino médio. 1ª Ed. São Paulo: Atual, 2007. p. 130
Segundo o texto:
( A ) O analfabetismo político é sinônimo de analfabetismo
num sentido de domínio da língua vernácula ( fala e escrita)
( B ) O analfabetismo político é inteligente, pois adora
política.
( C ) a participação ativa nas questões políticas e sociais
é desempenhada pelo analfabetismo político.
( D ) Conforme Aristóteles “ o homem é um animal político”,
logo, o analfabetismo político é o tipo de pessoa que paga o preço social por
sua omissão, por achar que sua ação, ou melhor, falta de ação não interfere na
vida em sociedade.
( E ) As manifestações ocorridas no Brasil nas ultimas
semanas exemplificam atitudes de analfabetismo político.
4 – ENEM (2011) –
Observe a imagem abaixo:
Movimento dos Caras-Pintadas

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990,
arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por
um forte sentimento cívico,
a)
aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.
Questão 05
“ Hoje
aproximadamente 85% das emissoras comerciais em operação no Brasil estão em
mãos de políticos de carreira que usam as transmissões de acordo com os
interesses próprios e dos patrocinadores”.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 1ªEd.
São Paulo: Atual, 2007.

Sobre a imagem
acima é correto afirmar:
(A)
Quem
assiste televisão desenvolve elevado senso critico sobre a realidade.
(B) A postura acrítica, passiva e inerte dos
telespectadores diante de uma programação televisiva de qualidade duvidosa.
(C) Os
telespectadores apresentam uma atitude consciente e atuante por meio de
programação de televisão
(D) A televisão foi responsável pelas
manifestações dos diversos segmentos da sociedade brasileira, pois estimula uma
reflexão-ação sobre os problemas sociais.
(E) Que a programação da televisão contribui À
formação de cidadãos critico e atuantes na sociedade.
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