Posted by : Unknown terça-feira, 3 de setembro de 2013




Olá, alunos ! Aqui estão as Primeiras CINCO questões de Sociologia. Bons estudos ! 



Questões de Sociologia

1-      Leia atentamente o texto abaixo:

A sociedade, a educação e os indivíduos

[...] cada sociedade, considerada num momento determinado do seu desenvolvimento, tem um sistema de educação que se impõe aos indivíduos como uma força geralmente irresistível. É inútil pensarmos que podemos criar os nossos filhos como queremos. Há costumes com os quais temos que nos conformar; se os infringimos, eles vingam-se em nossos filhos. Estes, uma vez adultos, não se encontrarão em condições de viver no meio dos seus contemporâneos, com os quais não estão em harmonia. Quer tenham sido criados com idéias muito arcaicas ou muito prematuras, não importa; tanto num caso como noutro, não são do seu tipo regulador de educação de que não podemos desligar sem chocar com as vivas resistências que reprimem as veleidades das dissidências.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Lisboa. Edições 70, 2001. p 47

Considere as sentenças abaixo:

I – Para Durkheim a educação é um fato social, pois apresenta generalização, exterioridade aos indivíduos e coerção.
II – Podemos criar nossos filhos como queremos, uma vez que a sociedade, seus costumes e práticas não irão influencia-los
III – Infrigir os costumes da sociedade tornará nossos filhos quando adultos, aptos a viver entre os seus contemporâneos.
IV – A força da sociedade está na herança passada por intermédio da educação às gerações futuras.

Estão corretas:

( A ) Somente a sentença III
( B ) As sentenças II e III
( C ) Somente a sentença I
( D ) As sentenças I e II
( E ) As sentenças I e IV

2 – Leia atentamente os textos abaixo:

TEXTO 1

As castas no Japão

A desigualdade com base nas castas não é uma coisa do passado no Japão, apesar de toda modernização e da presença de alta tecnologia. Oficializada durante o período Edo (1600-1868), as castas foram abolidas em 1871. A casta de maior importância era a dos samurais, seguida, em ordem decrescente, pela dos agricultores, pela dos artesãos e pela dos comerciantes. Havia ainda os párias ( os desclassificados) – entre eles, os hinins, aqueles que eram considerados “não gente”, como mendigos, coveiros, mulheres adúlteras e suicidas fracassados, e os burakumins, pessoas encarregadas de matar, limpar e preparar os animais para o consumo.
TEXTO 2

Restamentalização da sociedade?

Uma indicação de consciência estamental a que me refiro está nos crimes de adolescentes. [...] A gangue de adolescentes que numa madrugada de abril de 1997 queimou vivo um índio pataxó hã-hã-hãe que dormia num banco de ponto de ônibus, em Brasília, agiu orientada por motivações estamentais. Isso ficou claro quando alegaram ter cometido o crime (bestial, aliás) porque pensaram que se tratava de um mendigo. Isto é, para eles há duas humanidades qualitivamente distintas, uma mais humana ( a deles) e outra menos humana ( a do mendigo)
Eles invocaram, portanto, distinções baseadas na idéia de que as diferenças sócias não são apenas diferenças de riqueza, mas diferenças de qualidade social das pessoas, como era próprio da sociedade estamental.

Fonte dos textos 1 e 2 : MARTINS, José de Souza. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002. In: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para ensino médio. 1ª Ed. São Paulo: Atual, 2007. p . 72-73.

Sobre as desigualdades é correto afirmar:

( A ) A desigualdade no Brasil também se baseia no sistema de castas.
( B ) O texto 1 trata do fim das castas no Japão e o texto 2 sobre as castas dos índios no Brasil.
( C ) o preconceito frequentemente leva à discriminação, mas as duas coisas não são idênticas, cada uma delas pode estar presente sem a outra.
( D ) Ambos os textos concordam que a diferença entre as pessoas devem ser mantidas, pelo fato de as pessoas com um menor status social serem inferiores.
( E ) No Japão, os Barakumins tem um conceito elevado diante dos outros segmentos sociais.


3 – Leia atentamente o texto a seguir:

O analfabeto político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo da vida, o preço do feijão, da farinha, da carne, do aluguel, do sapato, do remédio, depende de decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe ele que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, assaltante e o pior de todos os bandidos, o político vigarista, corrupto e explorador.

Texto atribuído a Bertold Brecht. In: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 1ª Ed. São Paulo: Atual, 2007. p. 130

Segundo o texto:

( A ) O analfabetismo político é sinônimo de analfabetismo num sentido de domínio da língua vernácula ( fala e escrita)
( B ) O analfabetismo político é inteligente, pois adora política.
( C ) a participação ativa nas questões políticas e sociais é desempenhada pelo analfabetismo político.
( D ) Conforme Aristóteles “ o homem é um animal político”, logo, o analfabetismo político é o tipo de pessoa que paga o preço social por sua omissão, por achar que sua ação, ou melhor, falta de ação não interfere na vida em sociedade.
( E ) As manifestações ocorridas no Brasil nas ultimas semanas exemplificam atitudes de analfabetismo político.


4 – ENEM (2011) – Observe a imagem abaixo:
Movimento dos Caras-Pintadas

O movimento representado na imagem, do início dos anos de 1990, arrebatou milhares de jovens no Brasil. Nesse contexto, a juventude, movida por um forte sentimento cívico,
a) aliou-se aos partidos de oposição e organizou a campanha Diretas Já.
b) manifestou-se contra a corrupção e pressionou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
c) engajou-se nos protestos relâmpago e utilizou a internet para agendar suas manifestações.
d) espelhou-se no movimento estudantil de 1968 e protagonizou ações revolucionárias armadas.
e) tornou-se porta-voz da sociedade e influenciou no processo de impeachment do então presidente Collor.

Questão 05

Hoje aproximadamente 85% das emissoras comerciais em operação no Brasil estão em mãos de políticos de carreira que usam as transmissões de acordo com os interesses próprios e dos patrocinadores”.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 1ªEd. São Paulo: Atual, 2007.


Sobre a imagem acima é correto afirmar:
(A) Quem assiste televisão desenvolve elevado senso critico sobre a realidade.
(B)   A postura acrítica, passiva e inerte dos telespectadores diante de uma programação televisiva de qualidade duvidosa.
(C)  Os telespectadores apresentam uma atitude consciente e atuante por meio de programação de televisão
(D)  A televisão foi responsável pelas manifestações dos diversos segmentos da sociedade brasileira, pois estimula uma reflexão-ação sobre os problemas sociais.
(E)   Que a programação da televisão contribui À formação de cidadãos critico e atuantes na sociedade.

{ 1 comentários }

- Copyright © 2013 - Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed by Johanes Djogan -